1- Quanto tempo dura a MBA, MS, Phd e BS?

2- O que significa MBA, MS, Phd e BS?

3- Quantos brasileiros em média são aceitos em cada escola dos "Top 20"?

4- Quanto custa um MBA, MS, Phd e BS em média ?

5- As notas da nossa faculdade ou colegio aqui no Brasil tem que ser boas?

6- O que é GPA?

7 - Mas minha faculdade ou colegio não calcula minha média geral, o que eu faço ??

8- Tambem, o sistema de notas do Brasil é diferente dos USA, como vão entender as minhas notas?

9- Quantas cartas de recomendação eu preciso?

10- Qual é a idade média dos alunos de MBA, MS, Phd e BS ?

11- Dos various "Rankings" dos B-Schools e outras areas, qual é o mais aceito ?

12- Mas estes "Rankings" realmente significam algo ?

13- As escolas tem suas especialidades e suas famas particulares ?

14- Os meus documentos precisam ser traduzidos e por quem ?

15- Quanto tempo eu preciso para me preparar para as provas e para prontificar os "applications"?

16- Quais são as notas necessárias no TOEFL e GMAT, GRE, SAT, LSAT para ser aceito?

17- Quantas vezes posso fazer o TOEFL e GMAT e as outras e como fica ter várias notas em cada prova?

18- E o tal do "Executive MBA", é a mesma coisa que MBA ?

19- Entrevistas são necessárias ? Tem que fazer lá nos USA nas escolas ?

20- Se não for aceito, posso "reaplicar" no ano seguinte ?










1- Quanto tempo dura a MBA, MS, Phd e BS?
São dois anos a duração normal, igual ao mestrado em outras disciplinas. Existem algumas "B-schools" que tem programas menores, de um pouco mais de um ano, até um ano e meio, que sao os tais-chamados "turbo-courses". O Phd e' normalmente de 3 anos de duracao, sendo um dos anos para escrever a tese final e o BS e' 4 anos. Nao e' comun cursos de 5 anos como no Brasil ( Psychologia, Engenheria, etc).





2- O que significa MBA, MS, Phd e BS?
Significam Master's of Business Administration, Master's Degree and Doctor in Philosophy and Bachelor's of Science.





3- Quantos brasileiros em média são aceitos em cada escola dos "Top 20"?
Os números variam de 0 a 19 mas em média são por volta de 5 - 6 para o MBA. Para as outras areas de Mestrado, Phd e Bachelor's e' normalmente bem menos.





4- Quanto custa um MBA, MS, Phd e BS em média ?
Normalmente você tem que contar com um gasto total de mais ou menos 100 mil dolares. Claro, este valor pode subir muito se você for com acompanhante(s). Este preço inclui a "tuition" da escola para dois anos de MBA ou Master's, aluguel, comida, transporte, materiais didáticos, etc. O cursos de  Phd e Bachelor's sao  proporcionalmente mais caros devido o tempo mais longo que e' necessario  nos dois.





5- As notas da nossa faculdade ou colegio aqui no Brasil tem que ser boas?
Sim, as universidades pedem e analisam seu histórico escolar como parte de seus documentos para a escolha de seus candidatos. Não tendo um vestibular nos EUA propriamente dito, todos os níveis de curso superior utilizam suas notas do curso anterior:  as notas do colégio para faculdade; as da faculdade para mestrado, da mestrado para doutorado... assim por adiante.





6- O que é GPA?
É "Grade Point Average" que significa a sua média geral total de cada ano, que somadas, resultam em sua média geral total dos 4/5 anos de faculdade.





7 - Mas minha faculdade não calcula minha média geral, o que eu faço ??
Hoje em dia, com uma maior divulgação sobre os mestrados e doutorados e a exigencia da media geral feito no exterior, as faculdades brasileiras estão se prontificando a calcular-la, quando solicitado pelo aluno. Se não é o caso da sua faculdade, pode calcular uma conversão aproximada para escala de 0 a 4, que e' usado nos "States"...sendo que 2.0 e' considerada uma nota media (7.0 aqui).No caso dos colegios, em geral dar par voce conseguir um documento com um calculo aproximado.





8- Mas o sistema de notas do Brasil é diferente dos USA, como vão entender as minhas notas?
É necessário que você providencie uma carta de sua faculdade ou colegio que faz uma explicação da equivalência do nosso sistema para o sistema americano. Mas cuidado: são necessários ajustes, pois o que significa uma nota 7 aqui em termos de seu valor, não traduz matematicamente como uma nota tão boa na escala americana. A sua escola deve fazer este ajuste. Se não, você se prejudicará.





9- Quantas cartas de recomendação eu preciso?
Primeiro , não são mais "cartas" como antigamente. Agora são "Recommendation Forms" onde seu recommender precisa preencher um formulário com várias perguntas e dados solicitados sobre você, o candidato. Lembrete: Seus "recommenders" precisam ser pessoas com quem você teve contato diária ou semanalmente, não podem ser amigos "influentes" da família. Normalmente é necessário mandar 2 recommendations, e nenhum a mais do que foi solicitado - as escolas não abrem extras - e não gostam quando você manda a mais.





10- Qual é a idade média dos alunos de MBA, MS, Phd e BS?
Normalmente dos 23/24 até 36/37 anos para o MBA, este sendo por causa da necessidade de ter o "work experience" de 2-3 anos antes de iniciar os cursos. Para o MS ou Phd nao ha limite minimo de idade, sendo possivel ir direto do Bachelor's para o MS e dai, direto para o Phd. Para o BS, normalmente e' logo depois do colegio ser feito.





11- Dos "Rankings" dos B-Schools, qual é o mais aceito ? E as outras areas de estudo com direito, medicina, etc.?
Normalmente o ranking do Business Week que sai cada dois anos é considerado a "Biblia" dos B-Schools. A última saiu em Outubro de 2002. Agora, só em Outubro de 2004 a próxima. Tem tambem do Financial Times, da Fortune Magazine, da U.S. News & World Report, etc. Este ultimo e' bom para consultar sobre as outras areas de Master's, Phd e Bachelor's. Estes ultimas tres sao anuais.





12- Mas estes "Rankings" realmente significam algo ?
Sim, e muito! Como você vai ver nas tabelas, várias aspectos sobre as escolas são medidos e aí uma compilação é feita. O ranquiamento chega a causar protestos e/ou celebrações dos alunos destas escolas e dizem que até pode influenciar na garantia dos cargos dos funcionários da escolas, dependendo se o ranking soube ou desce.





13- As escolas tem suas especialidades, suas famas particulares ?
Sim, a Harvard é super-conhecida em "General Administration" e "Interpreneurship" enquanto Wharton e Chicago são conhecidas por finanças e a Kellogg para seu programa de Marketing. Porém, todas as escolas oferecem todas as áreas e sempre de um nível muito bom. Nas outras areas Yale e' muito famoso em Direito, Harvard em Medicina, U.of Michigan and Stanford em Engenharia. Com muita pesquisa e paciencia, voce vai achar o que e' melhor para voce em termos de custo/beneficio.





14- Os meus documentos precisam ser traduzidos e por quem ?
Sim, você precisa mandar seu(s) histórico(s) e diploma(s) para todos os cursos de faculdade e de pós-graduação que você completou aqui para se candidatar para o Master's, MBA e Phd. Mesmo que você não terminou um curso você deve mandar o histórico parcial, mas lembre... necessita que você seja formado com Bacharel em pelo menos uma área para Master's e MBA . Para Bacelor's voce tem que ter colegial completo e para Phd voce tem que ter um mestrado completo.





15- Quanto tempo eu preciso para me preparar para as provas e para prontificar os "applications"?
É necessário iniciar este processo com pelo menos um ano e meio antes. O ano escolar começa em setembro e lá você precisa entregar tudo até mais ou menos o início daquele ano, ou seja de janeiro-fevereiro até julho/agosto quando você embarca não há nada mais para fazer! Vc ja teria que ter entregue tudo. O tempo que você dedica para cada prova (TOEFL e GMAT, GRE, LSAT, SAT/ACT etc.) vai depender de sua habilidade e preparação prévia em inglês e matemática.





16- Quais são as notas necessárias no TOEFL e GMAT, GRE para ser aceito?
Eis uma questão muito discutida!! Sempre dizia para meus clientes que teria que ter pelo menos 620 (antiga) ou 275 (nova) no TOEFL, que é mais ou menos 92%, e no mínimo 600 e pouco no GMAT. Bem, com o novo  GMAT-CAT, as coisas nas duas provas mudaram. As notas parecem estar mais altos hoje em dia do que nas antigas provas de "papel e lápis". Ouve-se, hoje em dia, médias de 270-290 no TOEFL e no GMAT estão aparecendo mais notas na faixa de 690 até 750.
Enfim, as provas parecem terem ficadas um pouco mais fácil para muita gente e para outras nao. A ETS não vai concordar, mas muita gente estranha o uso do computador. Só o tempo vai dizer. Aconselho você a não submeter uma nota abaixo de 275 no TOEFL e 670-700 no GMAT para ser mais competitiva. Talvez com uma nota menor você entre, porém é MUITO mais difícil. Para as outras provas:  GRE, LSAT e SAT/ACT voce pode calcular mais ou menos a mesma proporacao de 80% das questoes corretas como uma nota bastante competitiva. Abaixo disto, e' mais arriscado.





17- Quantas vezes posso fazer o TOEFL e GMAT, GRE, LSAT, SAT/ACT e como fica ter várias notas em cada prova?
Você pode fazer o TOEFL e GMAT uma vez por mês, todo mês! Só que as notas ficam guardadas no ETS com seu nome durante dois anos após a data de realização da mesma. No GMAT, todas estas notas vêm impressas no papel de notificação da última nota que você recebe! Eu sempre aconselho meus clientes a fazer cada prova uma vez so, duas no máximo, e só quando ele(a) está treinado(a) e prontíssimo(a). Não há razão para se "acumular" várias notas baixas quando há tantos materiais disponíveis para se preparar e treinar. É bem mais impressionante uma única nota muito boa sem outras anteriores mais baixas, que podem "tirar o brilho" de seu application como um todo  e poem em questao a sua abilidade.





18- E o tal do "Executive MBA", é a mesma coisa ?
Não, segundo as próprias escolas, o Executive MBA é para executivos que estão num estágio avançado de carreira, normalmente acima dos 45-50 anos de idade e num nível de diretor de firma. É um curso bem mais resumido e bem diferente do tradicional MBA.





19- Entrevistas são necessárias ? Tem que fazer-las  lá nos USA nas escolas ?
É aconselhável fazer entrevistas quando for possível. A maioria dos "top schools" querem entrevistar você para dar uma dimensão humana ao processo de seleção. Muitas escolas estão agora proporcionando a possibilidade de ser entrevistado aqui no Brasil. Algumas escolas por terem sido "inundadas" por alunos querendo ser entrevistados, agora só entrevistam quando eles acham necessário e so' por convites deles. Aconselho o aluno a fazer uma visita aos "campuses" das escolas se puderem ir aos EUA para poder sentir a escola, e seus alunos e daí se for possível fazer uma entrevista "on campus" com alguem do "Admissions Office".

Aviso: Porém, vá com Inglês preparado e treinado para isso ! Não vai pensando que vai ser só um bate-papo informal. Uma entrevista conta muito no processo de ser aceito ou não!!!





20- Se não for aceito, posso "re-aplicar" no ano seguinte ?
Sim, pode, e as instruções sobre "re-application" sempre estão nos applications. Minha opinião pessoal é que as suas chances nas escolas "top" caiam em 80% se você levou um "NO" no ano anterior. Como um "Director of Admissions" uma vez me falou, extra-oficialmente, la em uma visita minha em uma escola MUITO famosa, "Dave, se o candidato não nos impressionou suficientemente na primeira vez, o que ele pode fazer ate o ano seguinte  para substancialmente mudar a nossa opinião !!?? Falta de candidatos novos...nunca temos!!!". Ou seja, e' muito difícil.... portanto, faça bem feito da primeira vez !