•Uma importante e grande mudança que acabou de ser implantada no GMAT é a inclusão no lugar de um dos dois ensaios da seção Analytical Writing Assessment da nova seção chamada INTEGRATED REASONING. Ao invés de dar uma "folga" em uma prova já difícil me parece que ficou ainda mais "puxada"!! Esta nova seção vai trazer uma nova dimensão de como a nota final da prova será calculada e reportada. As escolas já vão incorporar esta nova forma de avaliação no seus processos de decisão nos primeiros "rounds de admissions" em 2012. Esta nova seção vai ter 12 perguntas com 30 minutos para faze-las.

Resumindo, a nova seção pedirá para o aluno analizar um compilação de dados na forma de palavras, gráficos, tabelas, etc...e tirar a informação ou as referências necessárias para responder diversas perguntas sobre estes dados. As questões vão variar de tipo e podem tanto ser questões do tipo "certa ou falsa" ou de interpretar a causa de uma certa tendência nos dados fornecidos. Esta seção vai ter a sua própria nota separada da nota principal da prova que vale 800 pontos da mesma maneira que a seção de redação (Writing) já vem separada da nota principal.

A seção foi feita parecida como os mini-estudos de casos que os alunos no curso de MBA recebem durante o curso. Mais informações podem ser achadas na revista Business Week, edicao Maio 16, 2012 e em vários outras sites e publicações. Procure mais detalhes no Google ou outras sites de pesquisa.




•O tempo do TOEFL-CAT que era relativamente novo como forma moderna de fazer o TOEFL no computador ja acabou! Desde julho de 2006 foi implantandado no mundo enteiro o TOEFL-IBT que é uma forma totalmente novo de testar proficiencia em ingles. Ao meu ver, este novo TOEFL é bem mais dificil e veio p/complicar o que era no passado visto como uma prova facil de passar. O novo TOEFL inclui ate "speaking" em que vc vai ter que falar num microfone e sua voz sera gravado e dai avaliado.

A forma da prova é aproximadamente assim:
Sessão - READING:
3-5 leituras;
12-14 questoes;
duracao: 60-10 minutos

Sessão - LISTENING:
a) 4-6 palestras;
6 questoes
b) 2-3 conversacoes;
5 questoes
duração: 60-90 minutos

Sessão - SPEAKING:
a) 2- Ler e Falar
b) 4-Ler, Escutar e Falar
duração: 20 minutos

Sessao - WRITING:
a) Escutar e Escrever - 20 minutos
b) Escutar, Ler e Escrever - 30 minutos
duração: 50 minutos

Como pode ver a coisa complicou bem comparado com o TOEFL antigo.
A prova agora vale 120 pontos e não mais os 300 e uma nota solida agora esta entorno dos 90 pontos.
Os materiais do Kaplan e Longman são bem feitos e ha varias provas simuladas no site do TOEFL para treinar.
Enfim, é hora de levar o TOEFL bem mais a serio!!!
Boa Sorte!

•Um dos melhores materiais a venda de preparação para a nova GMAT-CAT na área de matemática é da Kaplan. É bem puxada e deve ser usada como meta para o fim da sua preparação. Para o GRE, LSAT e SAT/ACT os materais do proprio ETS e do Princeton Press são excelentes.

•Cada vez mais as "Top" escolas em todas as áreas estão facilitando o processo de "application". Já algum tempo usavamos um software do site www.princetonreview.com que traz muitos dos "applications" no lugar do tradicional formulário de papel que eram mandados, entretanto agora quase 100% das escolas requerem que você faça seu "application" online no proprio site da escola. Assim, somente seus históricos escolares e diplomas e cartas de recomendação, vão seguir por correio ou courier. Ate o pagamento é feito on-line em dolares por cartão de credito internacional. Bem mais facil que antigamente!!

•Tem vários sites que tem "chats" onde diversos aspectos do processo de entrar nos B-Schools são continuamente discutidos. Pode-se aprender muito nestes locais onde a maioria dos participantes são americanos: estudantes, professores e ja formados. Veja meus 'links'.

•Agora, em São Paulo, o TOEFL, GRE e LSAT são feitos na Associação Alumni e outras localidades. No Brasil sao mais do que 20 localidades para fazer o TOEFL-IBT. Os SAT/ACT são dados pela Graded School de São Paulo no Morumbi. Tel:(0xx11)3747-4800. Para maiores informações e para receber instruções, visite www.toefl.org . Agora a inscrição é feita online no site do TOEFL ou por ligação internacional direto com os EUA onde as atendentes falam portugues e/ou espanhol. Tel (1)(443) 923-8160.

As provas simuladas nos CDs do ARCO, KAPLAN, LONGMAN e PRINCETON. As do BARRON'S são as mais "puxadas" e estão no nível da prova real.